A Telemedicina ganhou as mídias no Brasil. O termo engloba diferentes práticas que se apoiam no uso de tecnologia da comunicação para favorecer a interação entre médicos e demais profissionais de saúde com os pacientes. Ainda que nada substitua o contato pessoal direto dos médicos com seus pacientes e que o exame físico continue sendo uma importante ferramenta para os mais diversos diagnósticos médicos, a adoção da telemedicina deve trazer importantes benefícios para os pacientes e gestores, especialmente no sistema público.
Acesso
A extensão territorial brasileira é um dos maiores desafios à universalização dos cuidados com a saúde. Por isso, não é difícil imaginar quanto as soluções tecnológicas para atendimento remoto podem contribuir para o bem-estar de milhares de pessoas, especialmente daquelas com acesso atualmente limitado aos serviços de saúde. O recurso, que já tem se mostrado de extrema importância para orientar o atendimento de profissionais de saúde em situações de urgências em áreas remotas, como plataformas petrolíferas, pode contribuir muito para vencermos a barreira da distância.
Monitoramento e Seguimento
A Telemedicina proporcionará novas possibilidades de comunicação entre médicos e pacientes, acelerando a evolução do modelo de registro e de acesso às informações clínicas. O monitoramento remoto é fundamental para um melhor controle das doenças crônicas. De fato, as novas possibilidades para registro de sintomas, uso de medicações e resultados de medidas ambulatoriais (glicemia, PA, etc.) e sua inclusão nos prontuários dos pacientes trazem perspectivas inéditas para o melhor controle destas doenças.
Diagnóstico Remoto
A rápida transmissão de imagens de alta qualidade para avaliação em locais distantes do equipamento que gerou a imagem é a base da Telerradiologia e da Telepatologia. São práticas já bem desenvolvidas globalmente e que determinam ganhos de produtividade e de qualidade, com consequente redução de custos.
Interação Multiprofissional
A troca de experiências entre profissionais da saúde, especialmente pela discussão de casos reais, é um elemento fundamental da boa prática médica. A tecnologia de telecomunicação atualmente disponível já permite ultrapassar a barreira da distância física, viabilizando as discussões em ambientes virtuais seguros, com custo bastante baixo. Os contatos podem ser conduzidos individualmente (colega a colega) ou se estabelecer em grupos mais amplos. Os ganhos são evidentes para todos, especialmente para os pacientes.
Gestão de Recursos
O melhor uso dos recursos é uma exigência cada dia mais evidente no universo da saúde. Fazer com que cada paciente receba o melhor atendimento, no momento e nas condições mais adequados, é fundamental para garantir a qualidade e reduzir os custos da assistência. Esse encaminhamento vem se mostrando possível por meio da “triagem digital” dos casos, processo em que se busca reconhecer os casos que exigem atenção imediata em serviços de emergência e direcionar os demais casos para as estruturas mais capazes para seu esclarecimento.
Autor: Claudio Ferrari – Oncologista clínico.
Atuou como Assessor de Diretoria Geral para Relações com o Mercado no ICESP (2015 – 2018) e Secretário de Comunicação da Soc.
Brasileira de Oncologia Clínica (2015 – 2017).