Estado de SP tem 28 cidades no ranking
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) apresenta uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras, que representam metade do PIB brasileiro, com base no IDGM, indicador sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.
No Ranking geral, levando em consideração muncípios com mais de 273 mil habitantes, o Estado de SP está presente com 28 deles. Piracicaba lidera o Ranking com o melhor índice de desenvolvimento. A cidade, que tem 404 mil habitantes, foi destaque em Educação, área em que ficou em primeiro lugar. Em saúde alcançou a 6ª posição, em segurança a 13ª posição e em saneamento e sustentabilidade o 10º lugar entre 100 cidades.
Para o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, a lide rança no ranking é resultado dos esforços da Administração municipal na última década. “Os últimos anos foram difíceis por conta da crise que o país atravessa. São em momentos como este que a capacidade de gestão é testada. Mesmo com menos recursos, conseguimos manter a cidade em desenvolvimento, realizar obras importantes e investir nas principais áreas que nos colocaram na liderança do ranking, oferecendo serviços de qualidade nas áreas da educação, da saúde, da segurança pública e do saneamento”, destaca Barjas. “É preciso rassaltar que esse resultado é fruto dos esforços de todos que fazem parte da Administração municipal e que trabalham para que os serviços sejam eficientes”, finaliza.
No ‘Top 10’ dos municípios com melhores índices, oito são cidades do Estado de SP. Logo após Piracicaba está São José do Rio Preto, na sequência temos os municípios de São José dos Campos, Jundiaí, Sorocaba, Limeira, Franca e Riberão Preto.
A cidade de São José dos Campos, uma das primeiras colocadas no ranking, é um bom exemplo da importância do desenvolvimento das cidades do futuro. A agenda de governo digital tem contribuído para a melhoria dos serviços públicos. A gestão municipal tem implementado a solução Gesuas – que foi acelerada pelo BrazilLAB – e hoje está presente em todas as regiões do país com mais de um milhão de usuários ativos. O sistema permite otimizar a gestão dos serviços da assistência social, trazendo maior agilidade e precisão nas informações. Além do Ranking geral, no site www.desafiodosmuncipio.com podemos ter acesso aos rankings por área, sendo eles: educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.
“Esse resultado é fruto do esforços de todos”