Libras: conexão e inclusão por meio da comunicação

Secretaria do Governo de São Paulo realiza cursos de Libras na capital, interior e litoral em três módulos. Desde 2002 a Libras foi reconhecida como segunda língua oficial brasileira.

Secretária Célia Leão e participantes do curso de Libras

Para o pleno desenvolvimento humano, é necessário que haja comunicação por meio de uma língua ou linguagem que auxilie no que diz respeito ao diálogo ou a simples transmissão de uma mensagem. 

Hoje no Estado de São Paulo são aproximadamente 9,3 milhões de pessoas com deficiência, desse número, 15% são pessoas com deficiência auditiva, somando mais de 1.800.000 pessoas, segundo dados do último Censo IBGE 2010. Uma grande parte desse público tem a deficiência em seu grau severo ou são totalmente surdas. 

Desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais – Libras, é reconhecida como a segunda língua oficial do país e é por meio dela que grande parte do público com deficiência auditiva se comunica.  

Pensando nisso, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo abriu inscrições para cursos de Libras em três módulos: Básico, intermediário e avançado. As inscrições bateram recordes e em 48 horas já somavam mais de mil interessados nas aulas ministradas na sede da própria Secretaria.                   

O objetivo dessas aulas é ampliar as possibilidades de interação pessoal entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Libras. A ação é realizada em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação – CTI, uma das ações da Secretaria. Cada módulo do curso tem total de 40 horas e as aulas são ministradas em períodos matutinos e vespertinos, por professores surdos que utilizam a língua de sinais como forma de expressão. 

A ideia é que as pessoas ouvintes possam aprender a língua, para compreender o público surdo e dar autonomia e independência para essa parcela da população. 

Diferente do que muitas pessoas imaginam, a Libras não é uma linguagem, ela é uma língua completa, com estrutura gramatical própria. De acordo com a lei que a oficializou, possui o mesmo status que o português. 

Para mais informações, entre em contato:

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda  CEP 01156-001, São Paulo – SP

Fone: (11) 5212-3700

E-mail: ouvidoria@sedpcd.sp.gov.br

Expansão de ações para interior e litoral

A Secretaria tem como uma de suas premissas levar as ações para o interior e litoral do estado e com o curso de Libras não foi diferente. Outro ponto de destaque da Pasta é a forma como atua, sempre de maneira transversal e em parceria com instituições públicas ou sem fins lucrativos.  Santos foi a primeira cidade a receber o curso fora da capital de São Paulo. Realizado em parceria com a Congregação Santista de Surdos, mais de 30 pessoas se matricularam em 24 horas. 

Além da região litorânea, o interior também já está se preparando para receber as aulas, Jundiaí é a próxima cidade que receberá o curso, que será realizado em parceria com a Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí. 

Expandir o curso para essas regiões é uma forma de alcançar a população e levar políticas públicas de inclusão ao território paulista.

Secretária Célia Leão e participantes do curso de Libras

compartilhe

publicidade