Comunicação interpessoal

É possível nos reedurcarmos?

Por: Dr. Alexandre Marini Ísola
Médico intensivista e Pneumologista. Gerente médico do Departamento de Educação Continuada do ImedGroup.
ensino.imedgroup.com.br

Hoje as pessoas podem usar as “redes sociais” para falar sobre tudo. E da forma que bem desejam. Isto gerou uma sensação que estamos nos comunicando muito melhor que no passado! Será?

A comunicação interpessoal no dia-a-dia de todos nós é essencial para o sucesso do que fazemos. Para que a comunicação seja mais eficaz, torna-se premente estabelecermos um relacionamento adequado. Ao conhecermos alguém, precisamos ter em mente que não teremos uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Assim sendo, uma das maneiras mais efetivas de se iniciar um primeiro contato, na imensa maioria dos casos, é com um sorriso. O sorriso é a fagulha inicial que desarma resistências eventuais e pré-julgamentos. Ele tem o poder, de fato, de abrir o caminho deste novo relacionamento interpessoal que se inicia. 

É muito importante, no estabelecimento do diálogo com o outro, ter em mente que este processo será sempreassimétrico, pelo simples fato de o emissor da informação já terelaborado o conteúdo que deseja transmitir. Já o receptor, na maioria das vezes, pode ser abordado sem ter noção do que virá com aquele diálogo. Desta maneira, se o emissor não tomar alguns cuidados para mitigar essa assimetria, há o risco realizar uma comunicação “massacrante” ou “sufocante” para o receptor. E quais cuidados devemos tomar para evitar isso? Primeiro, confira se o receptor está disponível para lhe escutar naquele momento. Uma vez garantido isso, execute pausas entre as informações emitidas, dando espaço para que o receptor as processe e possa emitir suas respostas de forma suave e fundamentada, sem pressão por parte do emissor!Por fim, lembrar sempre que a nossa linguagem não-verbal é responsável por mais de 50% da informação que está sendo enviada ao receptor. Habitue-se a examinar sua expressão facial e corporal cotidianas, levando isso em conta na sua comunicação com o mundo à sua volta.

Uma vez conseguido estabelecer o diálogo da melhor forma é preciso agora nos voltarmos um pouco para a questão do conteúdo: de que forma aquilo que estamos dispostos a emitir para o receptor irá afetá-lo? Para tentarmos descobrir isso, precisaremos lançar mão da EMPATIA. Empatia envolve você se dispor a encontrar em você o mesmo sentimento que o outro está sentindo. E isso é uma escolha do emissor, ou seja, SUA. Também devemosprocurar imaginar como nos sentiríamos ao receber a mesma informação que estamos prestes a emitir para o outro. Isso ajuda demais a melhorar nossa comunicação com todos à nossa volta.

O Departamento de Educação Continuada do ImedGroup vem treinando seus médicos para que esses conceitos possam ajudar os profissionais no relacionamento interpessoal com seus pares, familiares e pacientes, além de sua própria vida pessoal. Utilizando técnicas de simulação realística em cursos presenciais e métodos assincrônicos, como o Ensino à Distância, resultados interessantes têm sido obtidos com transformação real da prática diária, refletida em avaliações de mundo real pelos envolvidos. Isto impacta na efetividade e qualidade do tratamento oferecido aos nossos pacientes.”

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