E tem redução significativa na conta de energia.
Em tempos de apertar os cintos e reduzir gastos, uma das alternativas para se ter economia no orçamento é a aposta nas trocas de lâmpadas na iluminação pública. As lâmpadas de tecnologia LED, que até um tempo atrás eram coisa do futuro, estão cada vez mais ganhando espaço nos municípios.
São Paulo, Sorocaba, Limeira, Mogi das Cruzes, Santo André e São Bernardo, por exemplo, já desembolsaram, por meio de Parcerias Públicos Privadas (PPPs), cerca de R$ 2 bilhões para trocar 760 mil lâmpadas e luminárias.
É fato que o valor de investimento na troca das luminárias convencionais pela tecnologia LED é bem mais alto, porém, os benefícios que vem depois disso são maiores também. Com melhor desempenho e durabilidade, o equipamento reduz custos com manutenção a longo prazo para o município. Já as tradicionais lâmpadas de vapor de sódio são caracterizadas pela luz amarelada e a baixa capacidade de reproduzir as cores dos objetos. Esse material utilizado possui na sua matéria-prima o metal mercúrio, que necessita de descarte ambientalmente correto gerenciado pela prefeitura. Por isso, a iluninação de LED passou a ser, além de um investimento necessário, uma tecnolgia sustentável.
Segundo o Climate Group, organização mundial que fomenta tecnologias sustentáveis, a lâmpada LED reduz entre 50% e 70% o consumo de eletricidade, tem durabilidade muito superior ao do outro modelo e há o baixo impacto no meio ambiente.
Para o Subsecretário de Infraestrutura do Estado de SP, Glaucio Attorre Pena, esse tipo de tecnologia é recomendada para todo gestor público: “Investir em tecnologia LED é mais que investir em iluminação, é investir em segurança. Além disso, tem um consumo reduzido de energia, tem uma área de abrangecia maior, além de tudo, algumas tecnologias do LED permitem uma conectividade, ou seja, pode ter uma central de monitoramento, e tudo isso é de fundamental importância para evitar a questão da manutenção, pois a própria lâmpada pode indicar num painel o seu funcionamento, qual o consumo de energia, dentre outros.”
Os prefeitos de Estâncias Turísticas que querem investir em tecnologia LED para melhorar a iluminação pública podem contar com a ajuda da Secretaria de Turismo do Estado através do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos. A verba do DEDATUR é um recurso que está disponível para cada Estância no orçamento do estado todos os anos.
E, para recebê-lo, a Prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados, ou seja, aonde a verba será aplicada que financia projetos como esse, de troca de lâmpadas. Para mais informações, basta acessar o site www.turismo.sp.gov.br