Com primeiro Coworking público do Brasil, intenção é gerar oportunidades e evitar que talentos saiam da cidade
Informe publicitário
Criada há menos de um ano, a Inova Prudente já desponta como um dos maiores patrimônios do Governo de Presidente Prudente, cidade com pouco mais de 220 mil habitantes no Oeste do Estado. Trata-se de uma Fundação Municipal de Educação, Pesquisa e Inovação que tem feito um trabalho importante no desenvolvimento e articulação do ecossistema de inovação e atraído olhares de toda a região.
A cidade, que tem mais de 20 mil acadêmicos em diversas instituições de ensino superior públicas e privadas, tem poucas indústrias e raras oportunidades de trabalho, mas o local começa ser visto como um mar de possibilidades para o desenvolvimento dos jovens universitários.
A Inova, como é chamada entre os jovens, conta com um amplo e moderno coworking público: são mais de 2 mil metros quadrados para que os empreendedores possam trabalhar num ambiente criativo e se conectar com outros usuários, ampliando o networking e gerando novas oportunidades de negócio.
“Eu trabalhava sozinho na minha casa. Na Inova tenho a oportunidade de conhecer outras pessoas e aumentar minhas possibilidades” comenta o engenheiro Luiz Colusso, que também usa o local para dar aulas de CAD e atender seus clientes.
Outra novidade em termos de governos municipais é o apoio a startups: no local, estão sendo acelerados projetos inovadores para que possam crescer rapidamente, ganhar escala e gerar renda.
E estas novas empresas podem ser abertas na própria Fundação, onde tem espaço e apoio até que cresçam e se tornem mais fortes para enfrentar o competitivo mercado. Com taxas a partir de apenas R$ 100,00 mensais, os “residentes” podem com- partilhar a infraestrutura existente que inclui o uso de internet de alta velocidade, salas de reunião, laboratórios e espaços de criação.
Para os empreendedores que precisam de um pouco mais de privacidade, há também ambiente de acesso restrito com uma mesa privativa por uma mensalidade de apenas R$ 200,00 (duzentos reais).
No local, também estão instalados protótipos e se desenvolvendo quatro teses de doutorados, que em breve se transformarão em empresas. Além disso, há um escritório de projetos inovadores que transforma os tradicionais TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) universitários em modelos de negócios sustentáveis, para que os recém- -formados possam criar seu próprio emprego.
O melhor de tudo isso é que todas essas iniciativas não se restringem apenas à comunidade prudentina. Empreendedores e gestores públicos de outros municípios estão convidados a usufruir de toda a gama de serviços oferecidos pela Inova, fazendo com que toda a região se desenvolva.
A Fundação Inova Prudente se propõe a ser a casa do empreendedorismo no Oeste Paulista. Por isso, está de portas abertas para quem quiser conhecer e fazer parte deste projeto inovador.