O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, foi premiado em segundo lugar em duas categorias do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com os projetos Batatec e Fundação Inova Prudente. A premiação ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo. Cerca de duas mil pessoas lotaram o auditório durante o evento, ocorrido na noite de 21 de maio.
Bugalho estava entre os finalistas da etapa paulista do Prêmio, por incentivar os pequenos negócios e a cultura empreendedora. As disputas foram nas categorias Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico e Inovação e Sustentabilidade.
O evento, que contou com a participação do vice-prefeito, Douglas Kato, reuniu prefeitos e gestores municipais de todo o Estado. Os convidados foram recebidos pelo diretor-superintendente do Sebrae/SP, Wilson Poit, pelo presidente do Sebrae/SP, Tirso Meirelles, e pelo presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.
Uma comitiva de Presidente Prudente prestigiou o evento, incluindo os secretários municipais Rogerio Alessi e Carlos Casagrande, titulares das pastas que concorreram aos prêmios. Os vereadores Elza do Gás e Wellington Bozo também compareceram.
Para o chefe do executivo, esta foi uma “premiação honrosa” que ele divide com todos os colaboradores, secretários e produtores rurais que participaram da Batatec e empreendedores e colaboradores da Fundação Inova Prudente.
Foram ao todo 23 finalistas de oito categorias, que inscreveram 137 projetos.
Na categoria Inovação e Sustentabilidade, o projeto inscrito foi Fundação Inova Prudente, coordenado pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, competindo com os projetos apresentados pelos municípios de Itapetininga e Mogi das Cruzes.
O projeto Inova Prudente incentiva cerca de 500 pequenos negócios e 3 mil empreendedores, que agora contam com um espaço inovador, onde empresários, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados encontrem espaços de trabalho, laboratórios inovadores, salas de reunião, auditórios e salas de aula/capacitação, onde ocorrem diversos eventos de capacitação.
Já na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, o projeto inscrito foi a Feira TecnoOS PROJETOS lógica da Batata-Doce (Batatec), realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp). A Batatec, cuja primeira edição foi realizada em junho do ano passado, reuniu 250 produtores rurais e agricultura familiar, 51 pequenos negócios e empreendimentos e incentivou a cadeia produtiva da batata-doce, tornando a região de Presidente Prudente referência nacional.
Além de Bugalho, dos secretários e dos vereadores, também estiveram na comitiva os representes da Abrobarpp – Associação dos Produtores de batata-doce de Presidente Prudente e região -, entre eles o presidente, Luiz Rocha, e oito produtores rurais. Fatec, Unoeste, Unesp e escritório regional do Sebrae/SP também estavam representados. Os participantes da comitiva viajaram por cortesia da empresa Andorinha com o apoio de outros patrocinadores.