AMNAP completa 44 anos de trabalho para desenvolvimento regional

A Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista, entidade sem fins lucrativos, fortalece a autonomia de 30 cidades por meio de diversos projetos

A AMNAP, Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista, foi fundada em 1977 e em 2021 completa 44 anos. Uma entidade com Personalidade Jurídica de Direito Privado, independente e apartidária, sem fins lucrativos e que tem como objetivo promover o fortalecimento da autonomia dos municípios que contemplam a Nova Alta Paulista, por meio do desenvolvimento e implantação de projetos que propõem melhorias em diversos âmbitos. 

Ao todo, 30 cidades da Nova Alta Paulista são contempladas pela expertise da gestão de municípios AMNAP, o que proporciona novas oportunidades a mais de 400 mil moradores. 

 Municípios contemplados pela AMNAP.

Projetos AMNAP

Composta por três microrregiões, com sede em Tupã, Adamantina e Dracena a AMNAP trabalha sem medir esforços por meio de diversos projetos que resultaram em conquistas, como:

  • Reativação da ferrovia entre Bauru e Panorama
  • Ativação da ponte que liga Paulicéia e Brasilândia
  • Duplicação da SP-294 (ARTESP/EIXO)
  • Duplicação da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros
  • Linha aérea diária Tupã e Dracena a São Paulo
Ponte que liga Paulicéia e Brasilândia/ Foto: Mazão Rodrigues

Uma das propostas mais recentes da AMNAP para 2022 é o “Projeto Nova Alta Paulista do Futuro”, que tem como objetivo alavancar o desenvolvimento da região por meio de investimentos na agricultura, saúde entre outras melhorias. O plano será entregue ao Governador do Estado de São Paulo, João Doria. 

O projeto foi apresentado no Auditório do CREA, em Adamantina, durante evento presidido pelo prefeito de Tupi Paulista, Alexandre Tassoni, compondo a mesa de autoridades com o prefeito anfitrião Márcio Cardim e o tesoureiro Gilmar Martins, prefeito de Parapuã. Até a formatação final do projeto, foram realizadas diversas audiências públicas com a sociedade civil.

Encontro de prefeitos da AMNAP no auditório do CREA – unidade Adamantina.

lém disso, a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista tem também outra novidade: a transição da AMNAP, que hoje é “Associação”, para Consórcio em 2022. 

O que muda?

Ao passar de Associação (AMNAP) para Consórcio (CIM_AMNAP), será possível fortalecer a capacidade local na solução dos problemas comuns entre os municípios. Algumas das demandas levantadas para esta mudança são: compras coletivas, destinação de resíduos sólidos e serviços de inspeção municipal. Isso tudo, sem deixar de lado as atividades políticas, o que aumenta as oportunidades às cidades da Nova Alta Paulista. O consórcio terá sua formalização concluída e as atividades iniciadas em 2022 .

“Ao longo dos anos, a AMNAP já beneficiou milhares de moradores da região de Dracena trabalhando duro no desenvolvimento das cidades contempladas, gerando oportunidades, promovendo melhorias e instaurando novos projetos, como a transformação da Associação em Consórcio, o que vai trazer ainda mais oportunidades às cidades da Nova Alta Paulista. Além disso, agora toda a região da Amnap foi conhecida pelo governo estadual como microrregião, o que amplia as políticas do Estado voltadas para região”, completou o Presidente da AMNAP e prefeito de Tupi Paulista, Alexandre Tassoni. 

 Audiência Pública Estadual – Microrregião da Nova Alta Paulista .

compartilhe

publicidade