Em 1916, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro elaborou um projeto para prolongamento de seus trilhos, (implantados cinco anos depois), a partir de Piratininga, em direção ao rio Paraná. Nessa época, em virtude das facilidades proporcionadas pela Ferrovia, muitas famílias adquiriram terras ao longo da faixa entre os rios do Peixe e Feio, tendo um grupo de povoadores aí adquirido em 1918, uma gleba, onde fixaram-se por volta de 1923, estabelecendo lavouras cafeeiras e a criação de gado vacum e suíno.
Em 04 de janeiro de 1940 foi instalada a estação da Companhia Paulista, que seguindo sua tradição de nomear as localidades em ordem alfabética (Alba, Bauru, etc.), a denominou Quintana, devido ter-se iniciado em uma pequena propriedade, que os antigos denominavam de “quintal” ou “pequena quinta” (fazenda), surgindo assim, o nosso município destaque de hoje: Quintana.
De lá para cá foram anos de muita evolução. Hoje o município de Quintana é destaque na agricultura, na educação, saúde, geração de empregos e gestão. Neste mês de novembro, Quintana comemora 77 anos de emancipação político-administrativa e marca o retorno das festividades que tornaram o município como polo regional de turismo de eventos.
E quem está no comando do município destaque dessa edição?
Fernando Itapuã, assumiu a prefeitura de Quintana em 2021, para seu terceiro mandato – 2021/2024. Já havia chefiado o Executivo quintanense em outros dois mandatos no período de 2009/2012 e 2013/2016. À época com apenas 28 anos de idade, Fernando Itapuã surpreendeu os críticos com um ritmo empreendedor que projetou o município para o cenário político do estado. Atuando em várias frentes – geração de emprego, renda, educação e desenvolvimento do turismo, Quintana tornou-se referência (Uma Joia de Cidade), na região de Marília.
A atuação política de Fernando Itapuã também se projetou na mesma proporção e, ao fim de seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Quintana, foi convidado para assumir a gerência Regional da Companhia de Desenvolvimento Urbano (CDHU), com sede em Marília, sempre ao lado do Governo do estado. Neste terceiro mandato, Fernando Itapuã visa retomar o desenvolvimento do Município. Neste sentido está implantando simultaneamente dois Parques Industriais que fomentarão a geração de mais emprego e renda aos quintanenses. Nas duas áreas, 23 áreas serão doadas para diversos seguimentos empresariais. Essa ampliação do Parque Industrial está sendo possível após o município ser dotado de infraestrutura invejável na área urbana.
Os investimentos públicos em infraestrutura atraíram o empreendedorismo na instalação de novas empresas, ampliação das atuais e o fortalecimento dos micro empresários da cidade e do comércio locais. Na mesma proporção surgiram novos empreendimentos imobiliários, valorizando imóveis residenciais e comerciais. Num comparativo entre municípios até maiores, Quintana apresentou maior crescimento econômico, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e populacional dos últimos anos.
Atualmente, a maior preocupação do prefeito Fernando Itapuã é com o projeto que tem por objetivo a retomada do crescimento após o controle da pandemia de coronavírus.
Em comemoração ao aniversário da cidade, no dia 29 de novembro Day & Lara irão se apresentar no Calçadão de Quintana. O fim de ano também será memorável com a ampla decoração natalina que a região acostumou a visitar e se encantar. O cenário é palco do encontro de famílias e visitantes em comemoração as festas de fim de ano, marcada ainda com o Réveillon que anuncia a chegada de 2022 – o ano da virada para o progresso.
“É desenvolvimento na veia, é geração de emprego e renda para o nosso povo. Saúde, educação e uma ampla cobertura social que o nosso governo sempre destinou aos nossos munícipes. Acredite. O futuro de Quintana será espetacular, antecipou Fernando Itapuã.”
Sempre ao lado do Governo do Estado tem experiência para retomada, e tem investido forte para enfrentar a pandemia.