Nação forte começa pelo desenvolvimento regional. Os municípios são como os alicerces de uma construção. Se bem feita e consolidada, mais segura será a obra.
Sou um entusiasta do municipalismo e sei que cada cidade apresenta uma realidade, o que evidencia o desequilíbrio econômico e social no Brasil. Não podemos fechar os olhos para as diferentes realidades. Será preciso avançar nas tratativas com o Governo do Estado para criar políticas públicas para fomentar o desenvolvimento da região de Presidente Prudente.
O programa Pontal 2030, que ajudei a idealizar, é aposta em inovações e desenvolvimento sustentável, numa região com grande potencial de crescimento econômico e social.
É com esse olhar no futuro que iniciamos aquele que pode ser o projeto mais ambicioso e promissor visando o desenvolvimento dos municípios. Será um grande desafio para mim, como parlamentar, mas que trará um retorno enorme para a população.
O projeto de lei para a criação da Aglomeração Urbana de Presidente Prudente foi um dos primeiros passos para o fortalecimento da região.
O Pontal 2030 visa o investimento aproximado de R$ 300 milhões, e está contemplando, ainda, regularização fundiária, apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, apoio à Infraestrutura, Telemedicina, Oncologia e outras especialidades médicas, abertura de novos leitos hospitalares, e atração de investimentos por meio de polos e arranjos produtivos locais, entre outras iniciativas.
Estamos falando de uma transformação; uma mudança radical que vai acontecer na região nos próximos 10 anos. É a primeira vez que o Governo do Estado investe com características tão amplas e tão profundas na nossa região.
É importante destacar que o Governo do Estado de São Paulo estará ao lado dos municípios durante esse processo. Já dialoguei com o governador, João Doria, com o vice-governador, Rodrigo Garcia, e com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para melhorar o fluxo do trabalho.
O Pontal do Paranapanema será uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Estado, em modelo de desenvolvimento regional baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental, e com esses novos investimentos alavancará a atividade econômica nos municípios da região, eliminando gargalos sociais, fomentando projetos de preservação ambiental e realizando obras e projetos de melhoria da qualidade de vida na região.
Assim queremos levar esse modelo de desenvolvimento para outras regiões que são tão importantes, e contemplam o nosso valioso Oeste Paulista. Mas, acima de tudo, estamos dando esse primeiro passo para uma vida melhor, de paz, de união, de integração, de saúde e de desenvolvimento.
Mauro Bragato,
sociólogo e deputado estadual
e-mail: mbragato@al.sp.gov.br