Consórcios x Conectividade

As últimas semanas têm sido intensas para os Consórcios Públicos. A velocidade e a conectividade que as ferramentas de internet oferecem facilitam as comunicações. Contudo, é preciso ter foco, eficiência e conteúdo para bem usar as vantagens da tecnologia nas demandas que os gestores de Consórcios em todo país enfrentam.

Na área de Saúde, a Rede Nacional conseguiu importante vídeo conferência com o Ministro Eduardo Pazuello. A pauta versou sobre: fortalecimento dos Consórcios de Saúde, solicitação de habilitação de leitos e envio de forças tarefas para as regiões sobretudo no interior do país. Pleitos solicitados e vários deles atendidos sempre com as observâncias legais. Consórcios de Saúde no interior do Mato Grosso e de São Paulo reportaram notícias dos atendimentos.

Na Agricultura tivemos em solenidade pela internet com a Ministra Tereza Cristina. Tema:  Programa de Inspeção de Produtos Veterinários para as regiões dos Consórcios. Esse programa permitirá que uma equipe de veterinários de determinado Consórcio atenda às cidades associadas e, aos produtores certificados que comercializem seus produtos na região.

A COVID-19 nos entristece profundamente. Solidarizamo-nos com as pessoas que faleceram, com familiares enlutados e, com os que estão sofrendo severas restrições também de ordem econômica. De outro lado, os cientistas brasileiros têm se esforçado seja para produção de vacina ou seja, por exemplo, para a construção de ventiladores pulmonares. De tal modo que, a Rede Nacional trouxe para o debate os representantes da OPAS/OMS e dos reitores das Universidades Brasileiras para orientação aos Consórcios em todo país. Informação correta e valorização de nossos pesquisadores são fundamentais. Aproximar a Universidade dos desafios diários dos prefeitos, prefeitas, eis um eixo a ser fortalecido.

Por fim, gostaria de falar sobre Saneamento Básico. Trinta e cinco milhões de brasileiros não bebem água potável. A epidemia desnuda a realidade triste e desigual do saneamento (também econômica) em nosso país. Notícia de relevo foi a aprovação do Marco do Saneamento. A nova Lei determina que as cidades se organizem em blocos e ou em consórcios para buscarem solução compartilhada nessa seara. A Rede Nacional de Consórcios Públicos, compreende a importância de preparar e capacitar os consórcios nas diversas regiões do Brasil. Eles poderão ser pontos de referência aos municípios e os auxiliarem tecnicamente diante desse novo paradigma.

Registramos o apoio importante das Associações de Municípios, dos parlamentares de todas as esferas e matizes partidárias.  Ao mesmo tempo, ter o apoio do Sistema S notadamente do Sebrae que estimula a capacitação dos gestores públicos e de entidades como a Fundação Adenauer são de grande relevância. No que tange ao trabalho dos Consórcios é nosso mister entregar soluções inteligentes, corretas, transparentes e eficientes aos cidadãos brasileiros.

compartilhe

publicidade